O Correio Braziliense publicou em 26 de fevereiro de 2017 uma matéria sobre obesidade infantil, na qual eu e a Professora Alexina tivemos a oportunidade de contribuir enfatizando o papel da família no auxílio para a redução de peso da criança.
Dois aspectos do livro que lançamos são destacados na matéria. O primeiro diz respeito às regras, que geralmente estão ausentes em casas com crianças com sobrepeso ou obesidade. Observamos que não apenas as regras relacionadas à alimentação, mas as regras em geral não são bem estabelecidas nem cumpridas nesses contextos. O outro aspecto dessas famílias é a baixa diferenciação de cada membro da família, ou seja, a coesão na família é tão grande que não há características que diferenciem com clareza uns dos outros. A obesidade passa a ser um traço de pertencimento dos indivíduos que fazem parte desse sistema.
O livro está à venda nos formatos impressos e e-book nas principais livrarias do país. Vou deixar também a matéria para que os interessados no tema conheçam melhor os diversos fatores envolvidos na obesidade infantil.
Obesidade infantil: interações familiares e ciclo de vida numa perspectiva sistêmica
Vladimir de Araújo Albuquerque Melo e Maria Alexina Ribeiro
Editora Appris – 113 páginas