Em 2011, por ocasião do roteiro de um filme sobre o qual já escrevi aqui algumas vezes, tomei contato com o livrinho The Velveteen Rabbit, de Margery Williams. Como acabei voltando à leitura do texto em outros momentos, resolvi fazer uma tradução despretensiosa, como tem sido até os dias de hoje.
O meu encontro com esse coelho não foi por acaso, pois a obra tem um enorme valor educativo e psicológico. Ao conhecê-lo, é difícil não se lembrar do filme Toy Story, da Pixar, que da sua maneira também fala sobre brinquedos que encontram o sentido da sua existência ao serem amados pelos seus donos. Naquela ocasião, em rápida busca no Google, não encontrei traduções disponíveis em português. Por isso, disponibilizei a minha tradução num blog antigo sob a licença Creative Commons. Nos anos seguintes, percebi que essa tradução, com todos os seus equívocos, ganhou espaço na web pelo Facebook e recebeu um generoso tráfego no compartilhamento de um usuário da plataforma Scribd.
Desde então, encontrei trechos da minha tradução em outras traduções, o que é natural partindo da ideia de que os clássicos são retraduzidos e ganham inúmeras versões com o tempo. Além disso, o processo de tradução é constituído por várias decisões, que podem ser revistas e alteradas a qualquer momento.
E foi justamente isso que fiz recentemente, aproveitando a oportunidade para publicar o conto infantil em formato de e-book no site da Amazon. O texto foi revisado por Renata Portella e publicado com as ilustrações originais de William Nicholson. Não se trata, portanto, de um texto definitivo, mas acredito que a tradução se encontra num estágio prazeroso de leitura.
O livro também se encontra à venda pelo Google Livros: https://play.google.com/store/books/details?id=hNEJEQAAQBAJ&rdid=book-hNEJEQAAQBAJ&rdot=1
Segue abaixo uma breve sinopse com o link para aquisição na Amazon:
Um clássico infantil que inspirou outros livros, filmes e conquistou leitores de todas as idades ao redor do mundo. Já ganhou várias edições desde a sua publicação em 1921, foi traduzido para mais de 70 idiomas e vendeu mais de 1 milhão de cópias apenas nos Estados Unidos. Traz as ilustrações primorosas do artista William Nicholson.
O livro conta a história de um menino que ganha um coelho de pelúcia na noite de Natal. No início, ele se sente inferior aos demais brinquedos do quarto, mas ao conhecer o sábio Cavalo de Balanço, o Coelho sonha em se tornar Real. Após momentos especiais compartilhados com o Menino, o Coelho tem um encontro intrigante e vários acontecimentos o levam a uma jornada de transformações. Este conto infantil revela a magia da amizade através de uma relação sensível e comovente, deixando muitas lições que foram transmitidas em obras adaptadas e inspiradas nesse livro há mais de um século.
O Coelho de Pelúcia, de Margery Williams
Ilustrações: William Nicholson Tradução:
Vladimir de Araújo Albuquerque Melo
Revisão: Renata Portella