Bikram e outros gurus acusados de abuso sexual

Bikram Choudhury

Bikram Choudhury é um indiano inventor da modalidade hot yoga , largamente difundida nos Estados Unidos na década de 1970. Bikram oferecia cursos de treinamento para professores e em 2013 e 2014 foi processado por 5 alunas sob a acusação de assédio sexual e estupro. Após ser condenado a pagar 6,4 milhões de dólares a uma delas por danos punitivos, Bikram fugiu dos Estados Unidos e retornou à Índia. Desde então, ele continua oferecendo o curso de formação para professores de yoga em diversos países.

Gurus e abuso sexual

João de Deus

Recentemente, os gurus espirituais estão na berlinda por denúncias de abuso sexual, a exemplo de Bikram. No Brasil, podemo citar três nomes: Prem Baba, João de Deus e Tadeu Horta. O Prem Baba é um mestre espiritual que se tornou muito conhecido por ter entre os seguidores atores globais como Márcio Garcia e Reinaldo Gianecchini; João de Deus é um médium que atrai pessoas do mundo inteiro para o seu centro espírita em Abadiânia e Tadeu Horta ganhou fama por ser um dos pioneiros do tantra no Brasil.

O que esses casos têm em comum? Em todos eles os gurus tiraram proveito de uma posição de poder e de um momento vulnerável da mulher, atribuindo ao ato sexual uma função terapêutica. Frequentemente, as pessoas que procuram os gurus estão buscando ajuda para algum sofrimento e numa condição de extrema fragilidade emocional.

No caso de Tadeu Horta e Bikram, também foram registradas denúncias de assédio moral, em que eles foram vistos humilhando clientes ou funcionários.

De modo geral, muitos seguidores negam as denúncias, enfatizando enorme gratidão ao guru e mostrando dificuldades para adotar uma postura crítica. Por outro lado, também é comum que outras mulheres se sintam apoiadas e encorajadas a fazer a denúncia. Atualmente, existem associações ou movimentos que reúnem as vítimas de alguns desses gurus.

Documentário sobre Bikram na Netflix

Documentário Netflix sobre Bikram

A Netflix disponibilizou em seu catálogo um documentário sobre Bikram Choudhury em que narra o crescimento da hot yoga e como ocorreram os casos de abuso sexual. O filme Bikram: yogi, guru e predador (2019) é uma produção dos EUA e tem a direção de Eva Orner.