Israel Kamakawiwoʻole foi um cantor havaiano que fez grande sucesso nas redes sociais com uma versão das músicas “Somewhere over the Rainbow/What a Wonderful World”, lançada em 1993 no seu álbum Facing Future pela gravadora The Mountain Apple Company.
No entanto, a carreira de Israel foi interrompida precocemente por problemas de saúde acarretados por uma obesidade mórbida. O cantor pesava 343 kg e faleceu em 1997 com 38 anos por conta de problemas respiratórios relacionados à sua condição física. O irmão de Israel também era obeso e morreu jovem ainda, com 28 anos, em razão de um enfarto.
A morte do cantor havaiano causou enorme comoção e reuniu no funeral aproximadamente dez mil pessoas. A Pixar produziu o curta-metragem “Lava” em que presta homenagem a Israel e sua esposa por meio dos personagens, dois vulcões havaianos. Além da animação, o músico foi reconhecido pela sua voz em outras ocasiões após a sua morte.
A história de Israel é importante para alertar as pessoas de que a obesidade é uma doença que pode ser tratada e evitada, desde que tenha a participação da família. A qualidade de vida dos obesos é severamente prejudicada pelos problemas de saúde, que frequentemente levam a uma morte precoce. A exemplo do que ocorreu com o cantor, é comum que a doença esteja presente em mais de uma pessoa da mesma família.
**
Respostas de 19
Enfelismente ele partiu muito cedo .eu gostavá muito dele e ainda gosto gostaria de saber se ele tentou tratamento para obesidade. E mais sofre sua vida na ilha que ele tanto amou .e se ele sofreu muito no estado final de sua vida sugiro se poder façam um filme sobre a história de sua vida .saudades eterna .
Tenho alguns amigos havaianos, inclusive Wehi (a filha de Israel) no facebook e a filha de Moon Kauakahi um dos membros dos Makaha sons of Ni’ihau. E tenho um grande amigo nascido no Arizona e morador de Honolulu. Ele me contou muito sobre Israel. E o que vc perguntou, sim ele se cuidava, fazia tratamento e foi internado várias vezes, até que não suportou e veio a falecer com insuficiência pulmonar, renal e outras complicações. Boda, esse meu amigo, tentou fazer um curta sobre Israel, mas não conseguiu, porque algum material sobre Israel estava sob a posse da viúva de Skippy, irmão de Israel, (casada atualmente com Mel Amina, também dos Makaha ) e não foi liberado por questões familiares. Inclusive o autor desse post, diz que o curta lava, foi uma homenagem a Israel e a Marlene, o que na realidade é uma homenagem de um cineasta à sua esposa. Eram recém casados , se conheceram e se casaram no Hawai’i . A homenagem a Israel foi a música do curta
Gosto muito dessa música Rabine e dea voz de Irael Iz ,tenho curiosidade em saber se ele gravou outras músicas , ? E quais músicas ele cantava
Você diz que o curta lava, foi uma homenagem a Israel e a Marlene, o que na realidade é uma homenagem de um cineasta à sua esposa. Eram recém casados , se conheceram e se casaram no Hawai’i . A homenagem a Israel foi a música do curta. Essa informação colhi através de havaianos fãs de Israel, que comentaram que muitos pensaram que fosse uma homenagem a ele, mas não era. Mas até hoje muitos acreditam que essa homenagem foi para eles
Obrigado pelas informações complementares!
Muitos cantores não tem á vos limpa
Não trás á melodia sadia ao público
Israel e um exemplo até hoje
Muito bom
Que Deus o tenha..
Ele está alegrando o céu..
A música não tem idade nem fronteira..
O tempo é agora…
Inês!!! Obrigada por suas informações. Dá o valiosas!
Eu estou pesquisando sobre a esposa dele, Marlene. Mas não acho muita coisa. Gostaria de saber se ela ainda é viva.
Não conhecia nada sobre ele, vi a matéria em um app e resolvi vir ver aqui gostei da voz dele, a música eu já tinha escutado tocar só não sabia quem cantava, que pena que tenha partido tão cedo !!
Eu não o conhecia até que um dia meu filho me viu chorando e muito triste com a partida da minha mãe e me enviou a música mais linda na voz mais linda que jáouvi, e era o Israel cantando então procurei saber sobre ele e descobri que já havia partido, como isso me afetou bem na alma desde de então eu o ouço sempre, amo sua voz.
Triste, se tivesse sido orientado em relação aos seu problema ele é seu irmão estariam vivos até hoje, é ele poderia ter mas chance de fazer mas pessoas feliz com sua Boa musica.
Eu já tinha ouvido essa canção por sinal muito linda e é uma canção q acalma a alma, não sabia quem era o cantor, fiquei sabendo de quem era e q tbm já é falecido,q triste dono de uma voz q é só dele,deve está fazendo sucessos lá no céu com os anjos e q pena q ele se foi tão novos Deus esteja cuidando dele
Busquei tudo que tava disponivel sobre (IZ)
mas confesso sentir uma grande tristeza imaginar o sofrimento dele.
Que Deus o tenha na glória eterna.
Que dom divino o Iz Israel teve em vida, realmente que pena ele não ter feito um tratamento eficiente para a obesidade. Uma voz limpa como alguém comentou anteriormente, doce, suave. Fiquei muito triste quando descobri que era ele e que havia partido tão cedo. . Ele deve está no Céu!!!
Qualquer coisa que eu disser sobre Israel Kamakawiwo’ole seria pouco. Eu a credito que ele tenha feito tratamento e se cuidado. Eu já fui obeso mais não mórbito. É uma luta emagrecer e nem todo organismo é similar ao outro. Na nossa boca a gente pode ma mandar, agora quando o problema está na genética está fora do nosso controle que foi o caso dele e não o meu…Pelo que li e entendi foi isso. Saudades eternas e a vida é uma das fazes da vida tudo é vida. Nada se perde se propaga em nós…
Tudo que eu fale sobre Israel kamakawiwo’ole seria pouco. Eu já fui obeso não morbito. É uma gerra perder peso. No meu caso fechar a boca adiantou, agora no caso dele o problema estava no DNA e fechar a boca não resolve. Não foi culpa dele pois ele se tratava. Saudades, a morte faz parte da vida e tudo é vida. Na vida nada morre ou se perde se propaga. Se propaga em nós…
Que pena, uma voz única, maravilhosa, suave e pura.
Realmente, uma pena. Obesidade é uma doença e precisa ser tratada com mais rigor por parte do governo e da iniciativa privada. A educação tem uma participação muito importante no combate à obesidade.
Será que nesse tempo,não era possível fazer a bariatrica,???Atualmente se faz até pelo SUS
No caso de obesidade mórbida.
Talvez não tenhamos oportunidade de ouvir com tanta clareza uma voz desse nível. Ele não morreu, foi para um *Festival Celeste, com ouvintes de alto nível*