Obesidade infantil: interações familiares e ciclo de vida numa perspectiva sistêmica
Vladimir de Araújo Albuquerque Melo
e Maria Alexina Ribeiro
O número de pessoas obesas tem aumentado em todas as partes do mundo nas últimas décadas e a prevalência da doença em crianças chama a atenção pelo rápido crescimento. Dentre os vários fatores que causam a obesidade, o ambiente tem sido cada vez mais estudado e as relações familiares constituem um aspecto fundamental para analisar o desenvolvimento da doença. Embora existam muitas pesquisas que destaquem a importância da mudança nos hábitos familiares para a perda de peso da criança, são poucas as que investigam a participação das relações entre os membros da família na obesidade infantil.
Neste livro, são apresentados um breve panorama da obesidade no mundo e no Brasil, a representação da alimentação familiar ao longo da história e os principais conceitos que envolvem a estrutura da família e o seu ciclo de vida. Para ilustrar a apresentação e ampliar a discussão sobre o tema, os autores utilizam um estudo de caso com uma família de três gerações, com uma criança obesa. Por meio da teoria sistêmica, tornou-se possível compreender o papel da família no surgimento e na manutenção da obesidade em crianças e examinar como esse fator deve ser amplamente considerado para um tratamento bem-sucedido da doença.
Appris: https://tinyurl.com/mrx658k9
Google Books: https://tinyurl.com/y68bbepx>
Amazon (impresso): https://tinyurl.com/3xt9nj4z
Transtornos alimentares e obesidade: pesquisa, prevenção e intervenção psicossocial
Maria Alexina Ribeiro, Heron Flores Nogueira e Vladimir de Araújo Albuquerque Melo (Organizadores)
Este livro é uma produção do Grupo Socius (CNPq) e do Grupo “Família, processos de desenvolvimento e promoção da Saúde” (ANPEPP) e está consoante com a Área de concentração “Saúde, cultura e desenvolvimento humano” e a linha de pesquisa “Desenvolvimento humano em sistemas familiares e educacionais” do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Católica de Brasília – UCB.
Apresenta parte dos dados de dois projetos de pesquisa realizados na UCB, entre 2010 e 2017, com aprovação e financiamento do CNPq e CAPES, coordenados pela Professora Doutora Maria Alexina Ribeiro e que tiveram a participação de uma equipe formada por professores, alunos de mestrado e doutorado e graduação em Psicologia. Contou também com o apoio e a parceria com médicos e nutricionistas da Secretaria de Saúde do DF, que participaram das discussões sobre o tema e encaminharam para a pesquisa famílias com crianças e adolescentes diagnosticados com transtornos alimentares ou obesidade.
Editora CRV: https://tinyurl.com/wdn9p7uj
Amazon: https://tinyurl.com/ycxh4bbh
Obesidade infantil: um estudo sobre transmissão transgeracional
Vladimir de Araújo Albuquerque Melo
Com o objetivo de compreender como as interações entre avós, pais e filhos (entre os quais uma criança obesa) contribuem para o surgimento e manutenção da obesidade infantil, foi realizada uma pesquisa qualitativa com quatro famílias de três gerações. A análise de dados ocorreu com o auxílio da metodologia de análise de conteúdo (Bardin) e as informações obtidas desses estudos de caso foram discutidas à luz da teoria sistêmica por meio de três categorias, abordando questões como as responsabilidades e transmissões no gênero feminino, a narrativa da fome pela geração dos avós e a relação entre avós e netos (“tão perto e tão distante”).
O livro foi baseado na tese de doutorado do autor e conta com a apresentação de sua orientadora, Profa Dra Maria Alexina Ribeiro, e prefácio do Prof. Carlos Arturo Molina-Loza.
UICLAP: https://loja.uiclap.com/titulo/ua59233/
Amazon (e-book): https://a.co/d/ebglNZt
Amazon (impresso): https://a.co/d/8yGVmUQ
Google Play: https://tinyurl.com/4kwn6awy
Kobo: https://tinyurl.com/53am86cs