Simpósio da ANPEPP em Maceió

O XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) ocorreu em Maceió, Alagoas, entre os dias 7 e 10 de junho de 2016. Como doutorando, tive a oportunidade de participar e acompanhar as discussões do Grupo de Trabalho coordenado pela Profa. Dra. Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke, da Universidade Católica de Brasília. Conheci pesquisadores/professores da Universidade Federal do Pará, Universidade Católica de Pernambuco e Universidade Federal do Espírito Santo, que apresentaram seus trabalhos e propuseram outros visando a continuidade das parcerias nos próximos anos.

Além das atividades do grupo, participei de um fórum sobre publicação científica em que foram discutidas formas de melhorar o nível de publicações das universidades brasileiras. Também foram expostos os maiores obstáculos para isso e sugeridas várias soluções. A falta de tempo e de reconhecimento dos professores para emitir pareceres dada a sobrecarga de trabalho nas universidades foi um ponto repetido por vários participantes. Por outro lado, foi enfatizada a importância de se cumprir prazos para que os artigos tenham uma tramitação mais célere.

Alexina e Vladimir

Vladimir Melo e Maria Alexina Ribeiro

No evento também tive a oportunidade de fazer o lançamento do meu livro: “Obesidade infantil: interações familiares e ciclo de vida numa perspectiva sistêmica”, pela Editora Appris em co-autoria com a Profa. Dra. Maria Alexina Ribeiro. Contamos com a presença de professoras da Universidade Católica de Brasília e integrantes do grupo de trabalho da Profa Julia. O livro terá lançamento também em Brasília e já se encontra em pré-venda no site da editora.

Com exceção do mal funcionamento do ar condicionado do hotel Ritz (Lagoa da Anta), o evento ocorreu sem problemas. A experiência do simpósio foi riquíssima e a cidade de Maceió é linda. Tive tempo suficiente para conhecer as principais praias e alguns dos melhores restaurantes. Com isso, espero estar presente no próximo simpósio da ANPEPP e reencontrar os professores em um cenário mais favorável para a pesquisa.