Projeto audiovisual sobre amor e violência com jovens do Distrito Federal

Em 2010, Jesse Wheeler me convidou para realizar com ele e Gilmar Santos um projeto piloto no modelo de um projeto estadunidense chamado Chain of Change. O Chain of Change é mantido pela BeyondMedia Education, ONG da qual Jesse fazia parte, e tem sede em Chicago, Illinois. Os integrantes do projeto elaboram oficinas e concedem uma filmadora portátil digital a grupos de adolescentes para que estes criem vídeos sobre a violência à qual são submetidos nas suas comunidades. Quando o vídeo é finalizado, a BeyondMedia Education cria no site do projeto um espaço para o grupo apresentar o seu vídeo e discutir a experiência com outros grupos que também participam do Chain of Change. Naquela ocasião, Jesse deu a ideia de batizar o nosso projeto de CoBRA, Corrente Brasileira de Mudança, uma pequena modificação do nome original.

Corrente Brasileira de Mudança

A versão brasileira foi realizada no Gama, por sugestão de Gilmar Santos, no Centro de Orientação Sócio Educativa (COSE), com a colaboração de Laércio Nicolau e Alisson Fernandes (foto). Em algumas ocasiões, estivemos reunidos para discutir como seriam as oficinas com os adolescentes, de maneira que Laércio e Alisson conduziram discussões sobre a violência na vida e no entorno dos jovens e os prepararam para expressar essa vivência coletivamente.

O resultado foi extremamente satisfatório e muito bem avaliado, tanto pela nossa equipe quanto pela BeyondMedia Education, que adicionou o vídeo à rede Chain of Change. Para que os adolescentes dos Estados Unidos tivessem acesso à produção brasileira, Jesse providenciou as legendas em inglês no processo de edição. Infelizmente, o projeto não contava com verba para ligar essa experiência a outras dentro do Distrito Federal e/ou do Brasil, mas a iniciativa foi fantástica e merece ser difundida.

Apresento a seguir o vídeo da Corrente Brasileira de Mudança:

What’s the Point of Loving? Six Perspectives on Violence from Beyondmedia Education on Vimeo.