Conversando com os pais sobre alimentação

No último sábado, 28 de outubro, tive a oportunidade de falar para os pais da comunidade do Paranoá. Como bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), ofereço como contrapartida uma palestra semestral para escolas públicas e, dessa vez, fui à Escola Classe 02 do Paranoá.

O evento sobre família incluiu várias atividades, como oficina de sucatas, show de talentos, pintura de rosto etc. Entre elas, houve um espaço em que pude chamar a atenção dos pais para a influência que eles exercem na vida dos filhos, especialmente em relação à alimentação. Compartilhei algumas das nossas conclusões com base nas pesquisas sobre famílias de crianças obesas que realizamos na Universidade Católica de Brasília.

Entre os presentes, havia pais de crianças que não apresentavam excesso de peso, mas que já tinham problemas de saúde ligados à má alimentação. Os pais deram depoimentos e participaram da nossa conversa até o fim. De modo geral, relataram dificuldade de estabelecer limites e falta de tempo para o preparo das refeições. A exemplo das outras palestras, foi uma experiência gratificante para todas as partes.

Agradeço a todos os professores e diretoria da Escola Classe 02 do Paranoá que tornaram essa experiência possível. Em breve, estarei em outras escolas e postos de saúde compartilhando conhecimento.