Apresentando a pesquisa sobre o Grupo Multifamiliar com crianças obesas

A Professora Doutora Maria Alexina Ribeiro coordena um projeto de pesquisa sobre a metodologia de Grupo Multifamiliar com famílias de crianças e adolescentes obesos e com transtornos alimentares, financiado desde 2010 pelo CNPq. Em algumas oportunidades, o grupo de pesquisa, do qual faço parte, apresentou a pesquisa realizada com o Grupo Multifamiliar de crianças obesas. Em 2014, estivemos em Antígua Guatemala e Lisboa apresentando a pesquisa em congressos e, agora em 2015, novamente em Lisboa, no 19º Congresso Português de Obesidade. Além disso, o projeto de pesquisa foi apresentado no Prêmio Amil contra a obesidade infantil e foi selecionado como melhor projeto da região Centro-Oeste.

Congresso Português de Obesidade

logo congresso portugal

Em novembro de 2015, a Professora Maria Alexina Ribeiro participou do 19º Congresso Português de Obesidade, em Lisboa, onde apresentou alguns trabalhos relacionados ao projeto de pesquisa sobre Grupo Multifamiliar com famílias de crianças obesas, entre os quais destacamos um pôster que descreve, resumidamente, os resultados obtidos por meio do grupo de crianças que faz parte da metodologia de intervenção psicossocial. Para esclarecer, o Grupo Multifamiliar é formado por três momentos: todas as pessoas reunidas, as pessoas divididas em subgrupos pela faixa etária e novamente todos juntos. O pôster a seguir, em formato PDF, é sobre o grupo de crianças formado nesse segundo momento. (Clique no link abaixo para visualizar e fazer download).

Além desse pôster, outros dois foram apresentados no evento. Um deles, sobre a minha dissertação de mestrado:

Prêmio Amil “Obesidade Infantil NÃO”

A empresa de assistência médica Amil lançou em 2015 um prêmio para projetos com iniciativa contra a obesidade infantil e o da Professora Maria Alexina Ribeiro, sobre o Grupo Multifamiliar, foi escolhido como o melhor projeto da região Centro-Oeste e terceiro em todo o Brasil. O prêmio faz parte da campanha Obesidade Infantil Não, promovida pela Amil. A premiação foi anunciada no Fórum de Obesidade Infantil, realizado em novembro no Rio de Janeiro, e o projeto da Professora Alexina foi brevemente apresentado ao público em vídeo pelos psicólogos doutorandos Aldenira Barbosa e Vladimir Melo.

Publicações sobre o GM de obesidade infantil

Além do pôster e do vídeo, existem várias publicações sobre a pesquisa. Acredito que a melhor publicação sobre o trabalho foi a publicada no livro Relações Interpessoais e Saúde, organizado pelo Professor Agnaldo Garcia, da UFES. Também temos um artigo no e-book do congresso da Associação Brasileira de Terapia Familiar, realizado em 2014 (São Paulo), e um artigo do mesmo ano em inglês publicado no periódico Psychology Research (volume 4, número 11).